SOCIEDADE EM PERIGO, O PERIGO ESTÁ NO AR

SOCIEDADE EM PERIGO, O PERIGO ESTÁ NO AR. Veja...

SOCIEDADE EM PERIGO, O PERIGO ESTÁ NO AR

Perigo no ar, essa foi a referência do final da tarde deste dia 10 de julho no município de Óbidos. Nos grupos das redes sociais havia muitos comentários sobre uma densa fumaça que se espalhava sobre o ambiente de diversos bairros da cidade.

Algumas pessoas comentavam sobre fumaça de queimada no Bairro Bela Vista, outros apontavam como foco de incêndio no lixão próximo ao Bairro São José Operário. Verificamos os dois locais, constatamos que havia incêndio nos dois casos e a fumaça que se espalhava era de causar mal estar em todos que respirassem aquele ar queimado.

De um lado mata queimada, em outro, lixo queimado e o ar com um misto de plásticos, papéis e tudo o mais que pode-se encontrar nos lixões e matas faziam com que o ar ficasse pesado e uma densa fumaça cobriu os bairros São José Operário, Perpétuo Socorro, São Francisco, Cidade Nova e parte do Bela Vista.

Conversamos com algumas pessoas moradoras do São José Operário e lá pudemos constatar “in loco” o quanto pode ser prejudicial para qualquer pessoa respirar aquele ar. Fomos informados sobre crianças recém nascidas que já estão sendo obrigadas a respirar o ar naquelas condições, claro que todos os moradores dos bairros sofrem com aquela situação. Vejam imagens.

Buscamos ainda conversar com morados dos bairros São José e Perpétuo Socorro: senhora Deusalina Silva, senhor José Silveira, e senhora Maria Nilza para que pudessem nos informar sobre os motivos das queimadas e as respostas que tivemos foi que “acontece que os catadores ateiam fogo no lixo para depois ficar mais fácil de encontrar os materiais que eles vendem para obter fonte de renda e poderem sustentar suas famílias”.

O assunto em pauta trás de volta assuntos de longa data. Este município também não cumpriu as determinações da Lei nº 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a meta de implantação de aterros sanitários no Brasil. Assim, nós temos um lixão a céu aberto e praticamente dentro da cidade, haja vista que o que separa um e outra é uma rua.

Percebemos a complexidade da situação, afinal o município apresenta índices baixos de geração de emprego e renda e mais rara ainda é a política voltada a esse fim. Isto, mesmo se considerarmos que há a constante qualificação através de diversos cursos de formação, porém, as políticas de criação de empregos é incompatível com o volume de desempregados.

Por outro lado, tivemos conhecimento de uma Cooperativa denominada de COOPERE que atuava no local há algum tempo e fazia a coleta seletiva do lixo, gerando emprego e renda, mas de acordo com as últimas informações aquela não obteve o apoio prometido e por isso foi extinta.

De qualquer forma, a situação requer atenção imediata do titular do Poder Público, Vereadores, Ministério Público, da Igreja, da Sociedade Civil Organizada e principalmente da SEMA, que precisa tomar alguma atitude em relação ao assunto, afinal, há um crime ambiental acontecendo debaixo de suas barbas causando descrédito a Secretaria.

O que não pode de fato é uma grande quantidade de famílias obidenses terem prejuízo à saúde por causa de um crime ambiental e tudo ficar em banho maria.

Por Márcio Rubens

| Website

Historiador, Blogueiro e Social Media...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

1 Comentário

  1. Clecio Ederson Cavalcante da Cunha disse:

    O carro do lixo aqui na rua rui barbosa nao passou segunda e quarta feira ainda..