O CACAU DO IMPÉRIO À REPÚBLICA EM ÓBIDOS

Neste artigo o autor enfatiza a ligação entre a produção de Cacau com o Governo Imperial brasileiro e nos mostra que ainda hoje é possível encontrar o produto in natura e seus derivados em quitandas pelo município de Óbidos

O CACAU DO IMPÉRIO À REPÚBLICA EM ÓBIDOS

Descrever alguns aspectos mais específicos sobre elementos da economia obidense é também falar sobre este produto que nos remete à História do Brasil e que tem a marca Imperial do tempo em que o povo brasileiro teve o governo de Reis, Imperadores quando com a administração de D.João VI, D. Pedro I de príncipe regente a primeiro Imperador do Brasil e posteriormente seu filho D. Pedro II.

De Imperial da administração à Imperial localidade na Costa Fronteira em que até o século XIX mantinha como referencial de produção no município de Óbidos o delicioso Cacau e seus derivados.

Observado como um forte produto que contribuiu bastante para a geração de emprego e renda neste município, o Cacau foi e é uma das grandes estrelas porque é um produto de alto valor comercial e atualmente devido ao fato ser a base de produção do delicioso chocolate, ah e quem não gosta de chocolate não curte uma deliciosa delícia, ainda resiste em meio às perdas por conta da cheia dos rios e terras caídas comuns diante do gigante leito do Rio Amazonas e do enorme volume de água que escorre pela Amazônia inclusive pelas terras do histórico Imperial.

Mas, para os obidenses falar de Cacau tem que se lembrar do Imperial, para começar, e posteriormente de seus derivados, de início, o pão de chocolate, mas não é pão de padaria é a massa de chocolate puro sem açúcar ou qualquer mistura, usa-se apenas as amêndoas de cacau ou sementes amassadas que formam o pão, muito usado na confecção do delicioso chocolate puro que é bem servido com leite de gado da terra ou então com uma boa gemada para ficar cremoso e dar força.

Em seguida, temos a geleia de cacau que nos convence do prazer em degustá-la pelos olhos, ao observarmos as características do produto logo com o contraste de cores e também com os desenhos que são característicos desse produto na terra pauxi. Desenhos que de tão singelos podem até nos comover e você vivenciar um pouco da dicotomia de comer ou não comer. Comer para deliciar e não comer para não destruir desenho tão singelo e tão ímpar.

Por fim, outro derivado do cacau bastante procurado na terra fivela é o delicioso capilé ou licor de cacau em que a gente de todos os níveis sociais sempre buscam para deliciá-lo no intuito de fazer o obidense ou o apreciador a abrir o petit antes das refeições ou a mente mesmo a qualquer hora…

Todos esses produtos derivados do Cacau podemos encontrar em diversos estabelecimentos comerciais de Óbidos como por exemplo na Frutaria da Loura na orla da cidade, aproveite.

Por Márcio Rubens

| Website

Historiador, Blogueiro e Social Media...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

2 Comentários

  1. This, Thanks for your comment. Know that your words encourage us to produce more and with more effort and dedication.

  2. this disse:

    I simply want to mention I am very new to blogs and really liked this web site. Very likely I’m going to bookmark your blog post . You absolutely have incredible articles and reviews. Many thanks for sharing your blog site.