INCREVA-SE NO CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO (CPNU)

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que oferece 6.640 vagas para ministérios, autarquias e agências reguladoras...

INCREVA-SE NO CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO (CPNU)
O governo federal lançou, nesta quarta-feira (10/1), os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que oferece 6.640 vagas para ministérios, autarquias e agências reguladoras. Do total, 110 vagas são voltadas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que estão assim distribuídas: 50 vagas para analista de comércio exterior; 50 vagas para analista técnico-administrativo e 10 vagas para economistas.
O concurso, que está sob a coordenação geral do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), tem por objetivo promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

Algumas novidades foram apresentadas durante coletiva de imprensa promovida pelo MGI nesta quarta-feira, como o aumento do número de cidades para aplicação das provas: 180 cidades do país. O critério utilizado de escolha das cidades foi a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso.

Inscrições

A taxa de inscrição será de R$ 60 para vagas de nível médio; e de R$ 90 para vagas de nível superior. Estão isentos desse pagamento os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.

Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. A conta Gov.br garante a correta identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo. Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição, o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

As inscrições, que só começam dia 19/1, devem feitas pelo próprio candidato e apenas pela plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta na plataforma Gov.br (ouro, prata ou bronze).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

| Website

Historiador, Blogueiro e Social Media...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

Seja o primeiro a comentar!