Carnaval

BLOCOS ALTERNATIVOS: O TINGA

CRIE SEU BLOG OU SITE

BLOCO DO TINGA

O Bloco do Tinga surgiu de uma brincadeira entre vários amigos, entre eles: Kleber (porco), Charles, Neto, Marcão, Danda, Rosa, Pitikan, Neguinho, Evandro, Paulo Sérgio, Jorge, que na época de 1990, desciam para a praia para beber cachaça e comer mapará, mais precisamente onde se encontra a conhecida “Cabeça do Padre”, naquela época quando a moçada ia descendo para a praia local o pescador Juquinha já gritava: “Cuidado com o TINGA”.

Desde então, esse grupo de amigos teve a ideia de durante a festa de Sant’ Ana fazer a alvorada, e a concentração era naturalmente nas barracas, depois saiam cantando pelas ruas da cidade com muita maisena, cachaça e fogos de artifício. A partir de 1998, as alvoradas se tornaram mais organizadas, com camisas com o desenho do TINGA, neste mesmo ano com o crescimento do CARNAPAUXIS, e com a criação dos blocos carnavalescos, a brincadeira da alvorada transformou o Bloco do Tinga em um dos melhores blocos da cidade de Óbidos.

A abertura do carnaval obidense sempre foi feita pelo Bloco do Tinga, quando o palhaço que era armado em frente à cidade, símbolo do CARNAPAUXIS era carregado pelas ruas da cidade ao som de marchinhas de carnaval por integrantes do Bloco e pelos brincantes até o FOBODROMO, estava oficialmente aberto o CARNAPAUXIS.

A partir de 2001, sempre no primeiro dia do ano os integrantes do bloco, fazem sua confraternização durante o dia e ao final da tarde saem pelas ruas da cidade cantando músicas de carnaval.

NO ANO DE 2005 O BLOCO DO TINGA NÃO SAIU NO CARNAVAL E A TRADIÇÃO DE BUSCAR O PALHAÇO, SÍMBOLO DO CARNAPAUXIS OBIDENSE NÃO ACONTECEU.

Fonte: Membros do Bloco

                                  Música do Bloco do Tinga

Se você é feliz como todo mundo diz
Venha brincar com o tinga no Carnapauxis
O melhor carnaval de rua
Do oeste do Pará
Deixe quem quiser falar
Porque vocês iram cantar Ah! Ah!

Ah! Ah! Ah! O Tinga ta na boca
Ah! Ah! Ah! Sair no tinga é coisa louca

Alugue seu dominó
Ou compre seu abadá
E venha brincar
Na Bacuri se apaixonar Ah! Ah!
Deixe nosso jacaré o Neto representar
Aqui em Óbidos Pará
O tinga vai arrebentar Ah! Ah!

Autor: Jorge Luiz “URUBU”

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

2 Comentários

  1. Thanks for your comment, we hope our articles are better with the passing of time, so we hope you are accompanying us from now on …

  2. I simply want to tell you that I am all new to blogs and truly liked this page. Probably I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with incredible posts. Bless you for sharing your blog site.