Generalidades História Poder Sociedade Márcio Rubens

WENDEL, MAIS UMA VÍTIMA DA SOCIEDADE QUE TEMOS

Neste artigo o autor analisa os aspectos sociais e políticos do assassinato do jovem Wendel em 27/07/2017 no município...

WENDEL, MAIS UMA VÍTIMA DA SOCIEDADE QUE TEMOS

Eram seis horas e quarenta e um minutos da manhã do dia 27 de julho de 2017, de repente uma mensagem em um dos grupos de whatsapp informava que um jovem teria sido morto com facada no peito. A mensagem já evidenciava uma foto do jovem bem novo. Àquela hora e devido às atividades do dia nem reconhecemos direito quem era a vítima.

Fonte: www.palavradesa.blogspot.com

No decorrer do dia surgiram diversos comentários acerca do assunto e mais uma fotografia, mais recente e que nos elucidava definitivamente a face de mais um jovem que estava conosco desde o início do ensino médio que cursava atualmente e que concluiria no final do ano letivo de 2017.

Uma vida perdida de forma tão brutal, mas a que preço? Uma briga, um xingamento, um preconceito talvez?

O fato é que a vida ultimamente está valendo tão pouco, tive conhecimento em Belém há alguns anos que uma pessoa foi morta porque o criminoso queria cinco reais que o outro possuía.

Há alguns anos outro aluno nosso foi morto por dois jovens que passavam pela rua, de acordo com as informações veiculadas na rádio cipó.

Se formos relacionar os diversos fatos que culminaram em morte nos últimos anos, veremos que há diversas situações. Buscar entender esse fato e encontrar alternativas é uma necessidade.

Será que o efetivo policial já é insuficiente para dar conta da ronda deste município? Será que o judiciário não consegue dar as respostas que sejam suficientes para intimidar futuros sinistros. Será que a máquina do Estado brasileiro não é e nem vai ser utilizada mesmo para fazer valer a Constituição e assegurar o direito do povo à vida, à segurança, ao ir e vir, à diferença…? Será que o crescimento desordenado e às vezes talvez até instigado de invasões esteja diretamente relacionado com o aumento de índices de banditismo, prostituição? Será que nossas escolas não conseguem dar a orientação educadora institucional suficiente aos nossos jovens? Será que a família tem sido descuidada com a educação de valores relacionados ao convívio social? Será que a correria dos tempos atuais tem levado a elevação do humor e estresse tem sido maior até que a consciência e da razão? Será? Será? Será?…

Tantas perguntas, poucas respostas e muitos fatos, estamos perdendo nossos jovens para nós mesmos, para uma sociedade doente cuja nós fazemos parte e não conseguimos e talvez nem queiramos melhorá-la.

É lamentável que sonhos, esperanças, projetos, foram e são cortados e ceifados, tolhidos todos os dias e pior de tudo é vermos a forma como a sociedade se posiciona, ontem foi o Wendel, e amanhã, quem será? A Maria, o João, o Pedro, o Paulo, o Francisco, a Francisca, ou quem sabe, nós mesmos seremos as vítimas da sociedade que temos e vivemos…

Por Márcio Rubens

Ajude a manter este Blog, faça sua doação





Sobre o autor | Website

Márcio Rubens é Licenciado Pleno e Bacharel em História pela UFPA

Cadastre-se!

Receba atualizações do site

e Ganhe livros, é Grátis!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

Seja o primeiro a comentar!