URGENTE. QUELÔNIOS SOB ATAQUE
23 tracajás da espécie quelônios foram encontrados boiando presos a uma rede de pesca, no Lago Grande, Comunidade Piedade, Município de Santarém. Veja...
URGENTE. QUELÔNIOS SOB ATAQUE. *Moradores da Comunidade Piedade, no Lago Grande, município de Santarém encontraram nesta segunda 01/12 uma tracajaseira (rede de pesca utilizada para a captura dessa espécie de animal) boiando com 23 tracajás mortas, segundo informações dos comunitários os responsáveis por esse crime ambiental são moradores de uma comunidade próxima e os mesmos pedem a presença dos órgão competentes para tratar do caso.
Todos os quelônios já estavam mortos…
Dizem ainda, que os donos das redes conseguiram fugir… Veja imagens abaixo.
** Uma “espécie de cágado muito comum na Amazônia, o tracajá é um réptil que vive entre 60 e 90 anos em habitat natural. O problema é ele faz parte do cardápio cotidiano das populações ribeirinhas e, por isso mesmo, é muito visado pelo comércio ilegal.
Quando adulto, chega a ter 45 cm de comprimento, com cerca de 8 quilos de peso. Alvo fácil, o tracajá geralmente é caçado durante a desova, quando está em terra firme, época em que seus movimentos são mais lentos.
Embora escolha a barranqueira dos rios e lagos para se reproduzir, nem sempre essa tática dá resultado. Os filhotes quase sempre são ameaçados por onças, aves e até alguns peixes carnívoros.
Mas aqui é a chamada seleção natural (diferentemente do caso dos homens). Em média, apenas um ou dois animais de cada ninhada atingem a fase adulta”.
** Fonte: g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/01/tracaja
* Fonte: Moradores da Comunidade e Borges
Seja o primeiro a comentar!