SOB SOL OU CHUVA O BLOCO SERRA DA ESCAMA ANIMA O CARNAPAUXIS 2018

SOB SOL OU CHUVA O BLOCO SERRA DA ESCAMA ANIMA O CARNAPAUXIS 2018

CRIE SEU BLOG OU SITE

Quando o animado rifiri anunciou, o Bloco do serra voltou, a alegria do povo voltou (…) não meta serra no nossa serra (..) só meta fogo no Bloco do Serra, fogo que aquece a alegria do frevo…

Essa premissa básica foi o que trouxe o Bloco Serra da Escama para as ruas no Carnaval dos Pauxis neste ano 2018. Uma ideia do historiador e compositor Délio Reis Matos de Aquino, que percebendo a importância de valorizar aspectos do lugar e a cultura popular, de acordo com ele mesmo a Serra da Escama é um Patrimônio paisagístico e estético para o nosso povo e o Bloco do Serra é um Patrimônio Cultural de Óbidos. Três personagens importantes, o macaco guariba, o Jacaré Encantado que era contado pela D. Zumira, avó do Busqueta e o Neguinho divulgado pelo Sérgio de Andrade; descem da Serra, atravessam o Laguinho e tendo o Bloco do Serra como instrumento levam um novo canto em defesa da Serra da Escama.

Roteiro que fez a Diretoria do Bloco colocar uma imensa Garça passear pelas ruas de Óbidos, junto com a Iara, com o Boto e outros personagens da cultura popular só para nos fazer lembrar que o canto do Serra da Escama exalta o nosso, o natural e todos os elementos que compõem esse ambiente e também os mitos e lendas que envolvem o imaginário deste torrão.

Mesmo debaixo de muita chuva os foliões se juntaram para aquecer o Carnapauxis ou então fizeram diversas locomotivas de foliões percorrerem a Praça do Sesquicentenário para reforçar a ideia de que faça chuva ou sol o brincante não perde a oportunidade de brincar e se divertir. Como escreveu um colega de trabalho “Chuva + Carnaval = Felicidade. Porque em Óbidos pooode!! (Daniel Bentes)”. Carnapauxis 2018…

Por Márcio Rubens

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

Seja o primeiro a comentar!