PROJETO AMAZÔNIA DE AJUDA HUMANITÁRIA DE SAÚDE ESTÁ EM ÓBIDOS, VOCÊ SABIA?

PROJETO AMAZÔNIA DE AJUDA HUMANITÁRIA DE SAÚDE ESTÁ EM ÓBIDOS, VOCÊ SABIA?

Desde o ano de 2015 o município de Óbidos está sob os cuidados Movimento Focolares – (do italiano: focolare: lareira, lar. casa) ou Obra de Maria é um movimento laico de inspiração cristã-católica fundado em 1943, em Trento, Itália, por Chiara Lubich. Vive o Ecumenismo, com adeptos em diversas confissões religiosas, ressaltando, entre outros princípios, a unidade. E Vinculado a esse Movimento surgiu “O “Projeto Amazônia” (PA) nasceu em 2005, no seio do Movimento dos Focolares, com o objetivo de dar uma resposta concreta aos apelos da CNBB em relação a grave situação da Região Amazônica, principalmente no que tange a carência de assistência espiritual devido à vastidão dessa região. 

O projeto despertou o interesse de muitos que se colocaram à disposição para viajar, deslocando-se das outras regiões brasileiras, para realizar ações de evangelização.

Inicialmente concentramo-nos aos Estados de Rondônia e Acre, onde a grande extensão territorial dificulta o trabalho continuo de evangelização. 

Em 2007 e 2008, 80 pessoas se deslocaram de suas regiões, e foram mais de 200 os membros do Movimento que participaram deste projeto, incluindo 2 novos polos de atuação: Santarém e Curupaití (Viseu) no Pará. Ao final dos 10 dias mais de 15.000 pessoas participaram das diversas atividades desenvolvidas.

(…) 

Em 2015 foram envolvidas mais de 150 pessoas nos projetos realizados em Abaetetuba, Magnificat e Óbidos.

Atualmente, o “Projeto Amazônia”, envolve os membros do Movimento dos Focolares de todo o Brasil, e também outros países.

O projeto não é financiado, mesmo se estamos procurando apoio, que este ano provêm principalmente das autoridades civis e religiosas das cidades onde nos encontramos em missão, e da preciosa ajuda e acolhida da população”.

Em 2017, os integrantes do “Projeto Amazônia” já estão em plena ação, com atendimentos Odontológicos nas comunidades Sucurijú, Bairro Perpétuo Socorro, e se fizeram presentes no Bairro São José Operário nos dias 01, 02 e 03 de julho com atendimento de Clínica Médica, Pediatria, Fisioterapia e Odontológia com a toda sua equipe. Em Óbidos, este ano, a equipe é composta por 09 profissionais, bem como alguns voluntários jovens e adultos de diversas regiões do Brasil e do Mundo, incluindo obidenses, que acompanham a comitiva, somando um total de 45 pessoas

Neste dia 04 de julho estiveram na Comunidade Mamauru, especificamente na Escola Ruy Barata fazendo atendimentos diversos. Para aqueles jovens que participam do projeto “é muito gratificante, pois além de poder garantir atendimento a quem precisa próximo às suas casas, ainda conhecemos diversos lugares do município”.

Para nós, poder observar e perceber que pessoas de diversas partes do Brasil e do Mundo, como de Macapá, Região Metropolitana de Belém, Juruti, São Paulo, Recife, Minas Gerais, Argentina, Portugal, estão engajados no Projeto apenas para poder cuidar de outras pessoas, e isto diga-se de passagem, em pleno período de férias desses profissionais, é poder acreditar que mesmo diante da mais difícil situação, haverá sempre alguém que se dispõe a cuidar do próximo, mesmo que esse não esteja tão próximo assim. 

Uma coisa nos chama atenção ao conviver com esses profissionais, é a capacidade de adaptação e a simplicidade, porque mesmo vindo de diversos locais do planeta, encontram paz e um sorriso para qualquer situação, até quando veem um pôr-do-sol em terras pauxi, mesmo que tenha sido porque estavam perdidos em uma embarcação… Ao mesmo tempo, em que se dispõem a deixar suas famílias, casas e com recursos próprios partem para a empreitada, para serem recebidos por moradores de um município distante, de uma terra distante e onde ficam hospedados durante todo o período em que estão no lugar. Tipo assim, se dispõem a ir cuidar do outro onde ele estiver, pois assim, estarão contribuindo para fazer o outro feliz. E ainda assim, nos dizem “mesmo nessas condições, recebem muito mais do que investem”. 

De acordo com a Agenda, o Grupo de Profissionais do Projeto Amazônia, esteve hoje na Comunidade Maria Tereza e estará ainda na Comunidade Curumu em 07/07, Comunidade Ipaupixuna no dia 08/07.

Aproveite a ação dos profissionais da Saúde, conheça o Projeto Amazônia, colabore e participe também… Abaixo algumas imagens da ação na Comunidade Mamauru.

Por Márcio Rubens

 

| Website

Historiador, Blogueiro e Social Media...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

Seja o primeiro a comentar!