POR QUE AS QUEIMADAS SÃO UM PROBLEMA SEU

POR QUE AS QUEIMADAS SÃO UM PROBLEMA SEU

Por que as queimadas são um problema seu:
As queimadas intencionais e ilegais que ocorrem na região Amazônica há 16 dias são as maiores no período (janeiro a agosto) em 7 anos, tendo um aumento de 82% em referência ao ano passado, que já contabilizam 71.497 focos segundo dados do Programa Queimadas do INPE.

Entre os cinco estados com maior aumento de queimadas estão o Pará, Acre e Rondônia, no norte do país.

O tempo seco influencia a rápida propagação do fogo, além da ação coordenada de fazendeiros, que propositalmente iniciaram no último dia 10 vários focos de incêndio no entorno da BR-163, próximo a Novo Progresso, anunciando o “dia do fogo”, afim de mostrar serviço ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e dizem se sentir amparados por este, afirmou um dos líderes sob anonimato.


Por que somente agora? O IBAMA mantinha bases de controle e fiscalização em Novo Progresso durante esse período de seca, mas o programa foi cancelado devido a falta de repasse público e do apoio da PM do Pará e da Força Nacional, necessários em áreas de interesse conflituoso. Além disso, as queimadas aumentaram drasticamente em apenas um mês, após o Presidente ter desacreditado dados do INPE que mostravam a crescente onda de desmatamento na região, em decorrência de invasão de reservas ambientais como Floresta Nacional do Jamanxin (Flona) e a Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, para transformação em pasto.

A região coberta pela floresta Amazônica, que já conta com clima tropical e úmido ficará cada ano mais quente, as enchentes serão maiores e as chuvas piores. Com tantas queimadas acontecendo, o envio de Co2 para a atmosfera em excesso é diretamente refletido aqui. A tendência é de uma desregulação total no clima, como visto no dia de ontem 19 em São Paulo, em que o dia virou noite às 15h da tarde, justamente devido a nuvens de fumaça que se movimentaram em direção a região sudeste aliada com uma frente fria causou um céu “apocalíptico”.

Imagens de satélites, mostram um corredor de fumaça na região com alta concentração de monóxido de carbono sob os estados do Pará, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nas redes sociais foi comparada a uma enorme ferida sob o país:

Por Beatriz Bittencourt

Referências:
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/19/politica/1566248656_245830.html
https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/08/19/queimadas-aumentam-82percent-em-relacao-ao-mesmo-periodo-de-2018.ghtml
https://exame.abril.com.br/brasil/brasil-tem-maior-numero-de-queimadas-em-7-anos/
https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/08/em-dia-do-fogo-sul-do-pa-registra-disparo-no-numero-de-queimadas.shtml

POR

| Website

Historiador, Blogueiro e Social Media...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

Seja o primeiro a comentar!