ELEIÇÕES 2018 EM ÓBIDOS, PANORAMA

Após as eleições 2018, é pertinente fazer uma avaliação sobre como se deu o processo eleitoral dos candidatos à Governador e Presidente em Óbidos. Veja...

ELEIÇÕES 2018 EM ÓBIDOS, PANORAMA

ELEIÇÕES 2018 EM ÓBIDOS, PANORAMA. Após as definições das eleições no ano de 2018 é pertinente fazer um apanhado dos fatos para tentarmos obter um panorama de como fica o quadro eleitoral diante dos interesses dos obidenses nos anos vindouros.
Claro que não podemos ser superficiais e muito menos ser levianos em não considerar as diversas forças políticas que se mobilizaram para alcançar o objetivo esperado: se eleger ou eleger um ou mais candidatos que apoia ou apoiava.
Assim, buscamos contato com várias lideranças que durante aquele período mantiveram ações de campanha para seus referidos candidatos, mas nosso foco é a candidatura e eleição do Governador do Estado e Presidente da República.
Mas, primeiramente não podemos esquecer que durante o primeiro turno 176 candidatos a Deputado Estadual obtiveram votos em Óbidos.
Em seguida, devemos lembrar também que 81 candidatos a Deputado Federal tiveram votos nesta terra.
E ainda há os votos para Senador e claro Governador e Presidente. O que levou diversos grupos de pessoas, alguns sob coordenação e muitos coordenando os trabalhos a garimpar votos…
Conversamos com várias lideranças obidenses sobre o assunto: Coordenação de Campanha onde cada um pode emitir sua opinião sobre o processo eleitoral em Óbidos. Dentre eles temos: Chico Alfaia, Rose Barros, Rosinaldo Cardoso, Aimoré Marinho, Rubinho Vaz e Márcio Rubens como representante do Grupo Construindo um Novo Pará (PT).

Chico Alfaia 1

Chico Alfaia

Para o atual Prefeito Chico Alfaia “Desde o início da articulação da Chapa Hélder/Lúcio, todos os prefeitos do PR foram consultados. Na reunião privada que aconteceu em Óbidos participaram o Deputado Lúcio e o Secretário Geral do PR no Estado do Pará.
A partir daí, e com a concordância dos prefeitos, o Deputado Lúcio resolveu aceitar a empreitada.  Também começaram os encontros para viabilizar, localmente, essa candidatura em Óbidos.
Visitamos comunidades, não todas, principalmente aquelas com maior número de eleitores, visitamos bairros na zona urbana e campanha alavancou.
Nosso estilo é outro: tínhamos muitas pessoas nas ruas, não para balançar bandeiras – embora também ache isso importante para a visibilidade – mas, para as visitas de porta em porta, focando no convencimento.
15 dias antes das eleições, estivemos com o Hélder e Lúcio, que aprovaram à nossa maneira de fazer campanha.
Inclusive, por nossa indicação, algumas lideranças que votaram e pediram votos para o candidato do DEM no primeiro turno, apoiaram o Hélder no segundo.
Portanto, puxar somente para si, como alguns o fazem, o crédito da esmagadora vitória da chapa Hélder/Lúcio em Óbidos, é no mínimo insano e uma vã tentativa de se mostrar como não é.
Além disso, os votos migrados do PT também deram robustez à Campanha no segundo turno”.

Rosinaldo Cardoso 1

Rosinaldo Cardoso

Para o Candidato a Deputado Estadual Rosinaldo Cardoso: “Eu concordo que todos trabalharam para o Hélder em Óbidos no segundo turno, foi a primeira vez que vi situação x oposição em um só candidato, por isso a expressiva votação. No segundo turno consegui trazer pessoas que eram Márcio Miranda para nosso lado, conseguimos vencer com Hélder em lugares que ele foi derrotado no 1° aqui em Óbidos, como é o caso do Flexal, vale frisar que não me limitei a pedir votos ao nosso governador em Óbidos, fui votado como candidato a deputado estadual em 75 cidades, só em Óbidos e cidades vizinhas obtive mais de 7 mil votos, e quase 1200 em Belém, nossas lideranças pediram votos nesta cidades, a exemplo de Alenquer terra de Megale (Candidato a vice na chapa do adversário) conseguimos vencer lá, em uma disputa acirrada. Enfim acredito que daqui pra frente Óbidos tem boas perspectivas, tenho além do Hélder, o Deputado Federal Priante e o Deputado Estadual Raimundo Santos como aliados. Além do Flexal, viramos também no São José”.
Entramos em contato com outros coordenadores de campanha através do Whatzapp, porém:

Rose Barros 1

Rose Barros

A senhora Rose Barros diz que: “Passamos recentemente por um período eleitoral onde podemos escolher Presidente, Governador, deputado Estadual, Deputado Federal e Senadores. Óbidos não foi diferente do resto do país no que se refere a grande vontade de mudança. Com o pensamento único e exclusivo em somar optamos em sair do grupo do Governo atual e apoiar a candidatura de Helder Barbalho para governador. Estivemos reunidos em Belém onde recebi o convite e aceitei fazer parte desse time, Helder se mostrou agregador o que é muito importante já que em Óbidos muitas forças estavam em um único objetivo que era eleger Helder. Contamos com um grande time e agradeço o empenho de cada um, não irei citar nomes aqui para NÃO cometer injustiças, caso esqueça de alguém. O compromisso do governador eleito é de um olhar diferente para nossa região, em especial a nossa Óbidos. Nessa empreitada conseguimos ajudar eleger 2 Deputados Federais, 1 Deputado Estadual, 1 Senador e é com essa força que contamos para trazer através de emedas recursos para o nosso município. A Vitória é nossa, então todos estão de PARABÉNS”.

O senhor Aimoré Marinho não se pronunciou.
O senhor Rubens Vaz também não se pronunciou.
O senhor Jaime não foi entrevistado pois já se posicionou sobre o assunto em outro site, mas seu discurso não bate com o exposto neste artigo. Não condiz com a realidade…

Márcio Rubens 1

Márcio Rubens

Por outro lado, em se tratando da campanha do PT através do grupo Construindo Um Novo Pará em Óbidos: “o trabalho foi com empenho e satisfatório no primeiro turno em que elegemos o Candidato Airton Faleiro para Deputado Federal ao mesmo tempo em que tivemos boa votação para Deputado Estadual, Senador e Governador do PT. Porém no segundo turno, devido ao apoio de parte do PT Estadual ao candidato Helder, nosso foco foi a dobradinha Helder Governador e Haddad Presidente. Nesse sentido entendemos que contribuímos bastante para essas campanhas na reta final e por conta disso sabemos que o trabalho desenvolvido foi mais satisfatório no segundo turno quando ampliamos a votação de Haddad, logo conseguimos colaborar para a sustentação da votação de Helder, afinal, não havia mais as centenas de candidatos pedindo votos no segundo turno.
Assim, percebemos que o PT em Óbidos mantém esperança junto aos eleitores de um dia eleger um candidato voltado ao desenvolvimento econômico, social, em que todos: empresários e trabalhadores possam ter a melhoria socioeconômica que esta terra merece. Afinal, ao completar 321 anos de história, já está no tempo de Óbidos desenvolver…

A Coordenação

 

| Website

Historiador, Blogueiro e Social Media...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

Seja o primeiro a comentar!