BLOCO “ÁGUIA NEGRA”

BLOCO “ÁGUIA NEGRA”

Fundado em 31 de janeiro de 1998 por Jorge Alvarenga, Lucimar do Amaral Rodrigues, Milson Selmo Soares e Maria Rosiete Nunes Ferreira, com intuito de reorganizar e animar o carnaval do bairro da Cidade Nova, posteriormente vindo a se tornar um dos blocos mais animados do Carnapauxis.

O nome Águia Negra foi sugerido em uma reunião feita às pressas, e não se trata de qualquer homenagem mas sim, de chamar a atenção da comunidade como um todo para um evento que mais tarde se tornaria o maior carnaval de rua do Oeste Paraense, O CARNAPAUXIS.

Foi com esse pensamento que os fundadores do bloco resolveram então colocar um nome chamativo, pois talvez assim o bairro da Cidade Nova fosse novamente lembrado por seu passado glorioso em seus tradicionais bailes carnavalescos, passado este, agora transformado em um presente de tardes alegres onde o que reina é a paz, harmonia , folia e por que não dizer, o orgulho de ser ÁGUIA NEGRA.

O bloco se apresenta no Sábado gordo do carnaval obidense, tem em sua comissão de frente belas moças vestidas com trajes provocantes que mexem com a imaginação masculina, trazendo em sua escolta o estandarte – símbolo do bloco: uma Águia com tonalidade negra. A característica marcante do bloco Águia Negra é a apresentação de mulheres desfilando com exuberantes fantasias carnavalescas.

“O bloco do povão” como é também conhecido por seus brincantes arrasta uma multidão de aproximadamente 10.000 mil foliões e aumenta a cada ano, vestidos a caráter com seus abadas e dominós em sua tradicional desfila pelas ruas estreitas e ladeiras de Óbidos, dando destaque para as cores vermelho e preto as quais enfeitam o sábado do Carnapauxis.

Fonte: Casa de Cultura

| Website

Historiador, Blogueiro e Social Media...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

1 Comentário

  1. Vielen Dank für diesen Artikel.