ÁRVORE DA VIDA NA MATRIZ DE SANT’ANA

Essa ideia veio para fazer a composição central do painel, que se iguala a uma analogia com a floresta amazônica. A Árvore da Vida deve ser entendida como as árvores da Amazônia, que tem esse viés de serem uma Criação de Deus...

ÁRVORE DA VIDA NA MATRIZ DE SANT’ANA

ÁRVORE DA VIDA NA MATRIZ DE SANT’ANA. Esse foi o principal objetivo, criar no município de Óbidos-Pará, uma Catedral que fosse referência na Amazônia rica em termos de expressão da arte sagra, assim começou a ser pensado em alguns detalhes. Primeiramente foi feito um trabalho de remoção de muitos elementos, tendo em vista o estilo original da Igreja, e assim começou-se a entrar alguns detalhes, como: o que a igreja queria transmitir, e após surgiu fortemente que o ponto principal seria um grande painel que ficaria no fundo do altar e que de alguma maneira trouxesse uma ligação entre a religião e a realidade  aqui da Amazônia como as florestas então, surgiu a temática “Árvore da Vida”, que é um escrito que surgiu de São Boa Ventura na idade média, que fala da Árvore da Vida onde é coroada pela figura do crucificado, e essa Árvore tem 12 frutos, esses frutos são momentos chave da vida de Jesus.

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Essa ideia veio para fazer a composição central do painel, que se iguala a uma analogia com a floresta amazônica. A Árvore da Vida deve ser entendida como as árvores da Amazônia, que tem esse viés de serem uma Criação de Deus, e como criação de Deus, devem ser respeitadas e nada melhor do que dentro de uma árvore onde foi caracterizada pela castanheira, que é um símbolo, e dentro dela na parte central do painel é uma figura de Cristo, logo mais tem os vitrais, as capelas laterais, de um lado é a capela do acolhimento com a pia batismal e do outro lado tem a capela do Santíssimo.



E algumas ideias complementares que ainda estão amadurecendo. Terão 6 Imagens com a devoção do povo e uma série de outros detalhes que ainda no decorrer do trabalho deverá ir acontecendo, vale lembrar que não é um trabalho que acontece de uma vez e sim um trabalho que é executado em fases, pois é um trabalho especial, artístico, que precisa do seu tempo de execução e maturação. Colocamos os 2 vitrais que fazem parte desse painel, no final do mês de agosto será colocado a parte central, e depois sucessivamente vem as outras partes até chegar ao seu final. Há uma preocupação com o material que está sendo colocado para que tenha uma durabilidade e que não sofra ações do tempo. E isso é um tempo de execução e paciência dos fiéis para se maravilharem com a Catedral pronta. Lorenzo Heilmair, responsável pelos vitrais da Catedral de Sant’Ana.

Sedcom/Diocese de Óbidos-Pa

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