SANT’ANA, A BUSCA DA FÉ QUE ANIMA VOSSO POVO

Neste artigo, o autor relata os diversos aspectos em que levam, em 2017, ao obidense ter inúmeros motivos para estar em festa, como: a reabertura da matriz de Sant"ana, o Círio 82...

São quatro e trinta da manhã, é preciso ser ágil, fazer café, tomar um banho, preparar equipamento, hoje não é um dia qualquer, hoje é dia da transladação, Sant’ Ana vai para Oriximiná, mas tem uma longa jornada pela frente a expectativa de chegada é por volta das 17/18 horas da tarde.
Mas porque tanto tempo? Nada de mais, nem de menos, a padroeira dos Católicos obidenses irá parar em diversas comunidades na estrada Óbidos – Oriximiná.
Mas, estamos esquecendo algo. É verdade, hoje Sant’ Ana voltou para casa, para a Matriz, que foi aberta novamente ao público depois de um longo período de reformas, ainda não está concluída, mas já enche de orgulho e satisfação pelo que já é possível visualizarmos. Como disse o Padre Davenir auxiliado por Frey Joel “o melhor vinho é o mais velho.” Agora casa antiga, renovada, reformada, é a melhor casa dos católicos e assim permanecerá, pois as obras continuarão, mas o local passa a ser de uso efetivo dos assuntos da Igreja.
Não é uma simples transladação, essa é diferente, porque considerando a Sede da Diocese, Óbidos, que tem como Padroeira Sant’ Ana, passa-se a estender o local para a saída do Círio, em nenhum outro momento o evento se deu assim, sempre foi de uma comunidade local para a cidade, mas de uma cidade para outra, primeira vez e mais em um tempo de festa, em um tempo que e santíssima volta para casa, é uma festa que trás consigo muitos  motivos: o voltar para casa, o Círio, a interrelação com municípios da Diocese, o fato de estar completando sessenta anos de Diocese e comemorando o Círio 82, em 2017.
Parabéns a todos os obidenses e a todos os diocesanos. Feliz Círio de Sant’ Ana 2017.

Por Márcio Rubens

| Website

Historiador, Blogueiro e Criador de Conteúdo Digital...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

Seja o primeiro a comentar!