RUA DE LIXO QUE DEGRADA O ENGENHO, LAGUINHO E RIO AMAZONAS
RUA DE LIXO QUE DEGRADA O ENGENHO, LAGUINHO E RIO AMAZONAS. Veja...
A Rua do Engenho no Barrio São Francisco evidencia os problemas causados pelas chuvas que caem na região, por outro lado, mostram também quais as consequências da falta de cuidado com o lixo que produzimos diariamente.
Sabemos que no período do inverno as chuvas causam enorme transtorno para as sociedades por conta dos estragos que podem causar, envolvendo por exemplo: enchentes, alagamentos, queda de barrancos, deslizamentos, aumento de buracos em vias públicas, deslocamento de lixo para rios, lagos, igarapés – neste caso de Óbidos, no Estado do Pará, o Igarapé do Engenho recebe uma enorme quantidade de resíduos e por desembocar no Lago Pauxis repassa os resíduos para este, que despeja suas águas e tudo o mais no Rio Amazonas ou então mantém muitos resíduos sólidos em suas margens degradando o ambiente e o visual.
Precisamos ter a real compreensão dos fatos, faz-se necessário cuidar melhor do nosso lixo, em todos os lugares, para que não seja espalhado pelas ruas e assim possam contribuir mesmo sem querer para a degradação do meio ambiente e para estragar a imagem de nossa terra.
Mas, também é preciso a intensificação da coleta de lixo por parte do poder público ao mesmo tempo em que a Secretaria de Meio Ambiente, independente de gestor, deve fazer campanhas educativas no intuito de esclarecer a sociedade sobre o cuidado e perigos para a saúde, e ainda assim, é essencial a implantação de lixeiras em locais públicos para receber o lixo de quem não quer deixar em qualquer lugar.
Acreditamos que com ações em diversas frentes podemos cogitar a possibilidade de alcançar índices de mínimo de lixo pelas ruas e consequentemente esse material sólido não poderá vir parar no leito de nosso Igarapé que fornece água para a cidade e também que não venham poluir o ambiente e o visual do Lago Pauxis e Rio Amazonas.
Lembrem-se que a Rua do Engenho é só uma referência, o lixo que vai parar em rios, lagos e igarapés pode estar na sua casa neste momento…
Por Márcio Rubens
Seja o primeiro a comentar!