PARA OS BANQUEIROS O LUCRO, PARA O CLIENTE AS DESPESAS
PARA OS BANQUEIROS O LUCRO, PARA O CLIENTE AS DESPESAS. Tem sido uma constante essa definição para os usuários de Bancos no Brasil.
Basta você observar as diversas formas de ação que estão direcionadas ao atendimento ao cliente em que é visível o fato de termos taxas de manutenção altíssimas, porém o retorno não é satisfatório.
Quantas vezes você entrou em uma agência e as Centrais de Ar estão sem funcionar?
Quantas vezes você precisou imprimir um comprovante em um caixa eletrônico e não tem papel ou a impressora está com defeito?
Quantas vezes você precisou de uma caneta para preencher um envelope para fazer depósito e nem caneta estava lá?
Ora, isso é só o básico.
Vejamos aspectos mais impactantes.
Quanto é a taxa de juros para uma operação financeira, fora a tarifa de negociação? Gigante…
E se você atrasa o pagamento de seu consignado, por exemplo, quanto aumenta?
Mas será que temos o mesmo tratamento na situação inversa? Vejamos:
Quando você vai até a uma agência bancária para sacar algum dinheiro que é seu, mas não tem dinheiro no caixa, o banco paga multa por esse descaso?
“Já vimos e ouvimos muita gente fazendo comentários negativos sobre o fato de em pleno final de semana ou dias de grande festa na cidade, como durante o Carnapauxis, não tem dinheiro nos caixas”.
Ou então, sistema fora de serviço.
Ou ainda, aquela condição de encarar filas imensas e demoradas que extrapolam em muito os 30 minutos de espera para ser atendido(a)
Lembrando que o dinheiro é seu e está lá apenas para ser guardado ou como forma de via de pagamento e você paga tarifas para fazer qualquer procedimento.
Lembrando também que enquanto está à disposição do banco o dinheiro serve para gerar mais lucro, porém você só ganha alguns centavos por uma boa soma que esteja depositada, na poupança por exemplo, durante um ano.
Isso porque você é cliente, já o Banqueiro ganha bilhões em meses.
Veja a tabela de lucro de alguns bancos em seis meses. Somam R$ 41,6 BILHÕES. Fonte: Jornal do Brasil.
Enquanto isso, o dinheiro do povo não está acessível, o sistema, está fora do ar, não tem dinheiro no caixa, não tem central de ar funcionando, o atendimento é delicado, as tarifas são o olho da cara.
Esses devem ser os principais motivos que tem levado muitos cliente a abandonar os bancos físicos e tem criado contas nos chamados bancos digitais.
Essa tendência tem crescido bastante…
Por Márcio Rubens
Seja o primeiro a comentar!