ORIGENS DO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO
O desfile de 7 de setembro é uma tradição que remonta ao Primeiro Reinado (1822-1831).
ORIGENS DO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO. O desfile de 7 de setembro é uma tradição que remonta ao Primeiro Reinado (1822-1831) quando se costumava fazer um desfile militar para festejar o dia da proclamação da independência. Essa tradição vinha desde o Antigo Regime, quando as festas cívicas ou o aniversário do soberano eram acompanhadas do desfile das tropas diante do monarca.
As celebrações do Dia da Independência do Brasil ganharam força nas décadas de 1920 e 1930 e o desfile cívico com uma característica mais militar é algo que se inicia na década de 1920, muito influenciado pelo fim da Primeira Guerra Mundial. De acordo com o historiador Francisco Braun, após a Primeira Guerra Mundial houve uma preocupação em formar exércitos para defender a nação. As escolas acabam fazendo parte desse processo. O desfile cívico vai se intensificar na Era Vargas, durante a década de 1930 e, sobretudo, no Estado Novo, depois de 1937.
O desfile de 7 de setembro é uma celebração da independência do Brasil e é uma oportunidade para reflexão sobre o sentido do patriotismo e o contexto histórico da Independência. Normalmente, o presidente da República participa da celebração em Brasília, capital federal. Além disso, os desfiles patrióticos são realizados por todo o país. A importância dos desfiles de 7 de Setembro e do ensino cívico para a educação é um tema que traz oportunidade para reflexão.
Seja o primeiro a comentar!