ÓBIDOS E UM DIA DE PEIXE, O JARAQUI…
Neste artigo o autor retrata os aspectos do quanto o jaraqui é valorizado pelos obidenses a ponto de não fazerem caso sobre peixes que são referenciais na capital do Pará com a dourada e o filhote, isto porque o obidense prefere o delicioso jaraqui...
Um dia de céu limpo no mês de junho, sem nuvens escuras, o azul se espalha pelo horizonte e as guaribas no alto da Serra, às seis horas da manhã, já acordavam o obidense atento para o que viria acontecer, o sol surgindo como uma explosão de luz gigantesca e bela como o florescer da vida e o vento refrescante a fazer os cabelos esvoaçarem como a mais leve pluma, e as águas barrentas do rio amazonas, em um vaivém constante acompanhando o ritmo do tempo, que passa em um compasso determinado pelo trabalho, mas hoje reticente, pois, é o domingo que determina o próprio tempo que é hoje, rasteiro, e sob a luz do dia que anima ao pescador que já atento está desde a matina…
Não é um dia qualquer, é um dia em que o rio está para peixe, mas não é qualquer peixe, é ele, é o esperado jaraqui, ele que aparece quando quer, mas que é querido e apreciado em larga escala. Faz um obidense andar quilômetros, faz um obidense madrugar, faz um obidense subir certos igarapés em busca da iguaria, faz um obidense chegar à beira do cais do porto e gritar ao primeiro canoeiro ou bajareiro que passar pela frente “Cadê o Peixe, tem jaraqui aí”, “Vende o jaraqui”, “Encosta aí”.
Não se trata de fome, não se trata de necessidade de comer, se trata de necessidade de comer jaraqui, se trata de fome de comer jaraqui, esse peixe da espécie Semaprochilodus Insignis ou Semaprochilodus Taeniurus conforme publicado no artigo O JARAQUI E SUA INFLUÊNCIA NA ALIMENTAÇÃO DO OBIDENSE E NA AMAZÔNIA publicado em 15 de maio de 2017 neste mesmo blog.
O jaraqui para o obidense é muito importante, olha, se para o belenense a dourada e o filhote são os peixes da elite, caríssimos no preço e que ao se falar em caldeirada ou filé de peixe na capital a referencia são os peixes citados, para o obidense, hahahaha, esses dois aí deixa pra lá, o melhor mesmo é um jaraqui assado, frito ou no escabeche…
Portanto quando visitar esta terra não estranhe se de repente você encontrar um cidadão, ou melhor, qualquer cidadão, com sua “cambada de jaraqui” que são diversos jaraquis pendurados e amarrados por uma Envira ou qualquer fio ou galho de árvore qualquer, nesse momento não importa, o que importa mesmo é poder levar o jaraqui para casa e no meio da rua ouvir outro obidense dizer “tá dando jaraqui”?, “onde tu compraste essa cambada”? E aí é mais correria…
Por Márcio Rubens
Thanks for visiting our blog and for your comment …
I just want to say I am new to blogging and site-building and absolutely loved your page. More than likely I’m likely to bookmark your site . You definitely have wonderful well written articles. Bless you for sharing with us your web site.