ÓBIDOS É NOME DE SANDUÍCHE EM MACAPÁ
ÓBIDOS É NOME DE SANDUÍCHE EM MACAPÁ. Ao fazer uma visita a um dos Shopping Centers de Macapá, Estado do Amapá, de repente você poderá se deparar com um referencial inusitado que leva em consideração a terra do povo pauxis no Estado do Pará, o Município de Óbidos.
Óbidos, que fica localizada à margem esquerda do rio Amazonas e que tem como uma de suas características marcantes a posição geográfica que em 1637, subindo esse rio, Pedro Teixeira indicou o local como sendo adequado para a construção de um Forte (O Santo Antônio) conhecido como Pauxis, por ser local mais estreito do rio, e que a partir dele se deu o surgimento da dita Cidade.
O fato é que em meio aos diversos nomes que os sanduíches receberam e recebem pelas mais diversas lanchonetes do país, você poderá encontrar justamente no Amapá Garden Shopping próximo à UNIFAP, o Empório e Bistrô D’Amazônia, que é administrado pela senhora Ediluci Tostes, filha do senhor Edgar Tostes, isso mesmo que você está pensando, ele, o Edgar é filho do Professor José Barroso Tostes, obviamente ela é neta do referido professor que dá nome à Escola Professor José Tostes, que está situada no Bairro de Lourdes próximo ao Lago Pauxis.
ÓBIDOS E O SANDUÍCHE
O referencial ao nome de Óbidos como um sanduíche está relacionado à uma ideia de Marketing da senhora Ediluci que definiu em seu Cardápio as refeições com nome de cidades ou localidades Amapaenses, os sanduíches possuem nomes de cidades paraenses e nesse contexto, esse é o lanche de maior valor no estabelecimento e brevemente ela irá relacionar no próximo menu os nomes de cidades do Acre na referência de pizzas. Bastante criativo por sinal, coisa de gente que tem a ver com este torrão fivela.
O PROFESSOR TOSTES DE ACORDO COM O MUSEU CONTEXTUAL
O professor José Tostes, educador do final do século XIX até a primeira metade do XX, que ajudou os padres franciscanos, em 1911, na instalação da Escola São Francisco, para meninos. Posteriormente, abriu sua própria escola localizada na esquina da rua de sua residência, denominada Colégio Brasil, onde lecionou até 1922, quando a transferiu para um prédio da rua Alexandre Rodrigues de Sousa.
José Tostes, no final do século XIX e início do XX, além de exercer a profissão de professor, era também diretor do Jornal A Folha de Óbidos, que tinha como redator o Dr. Francisco Moreira Santos e como secretário – gerente, Olívio Almeida. A redação oficina deste jornal ficava na antiga rua São Mateus, hoje rua Alexandre Rodrigues de Sousa.
APROVEITEM O SANDUBA
Aos obidenses, aproveitem ao visitar Macapá para conhecer o local e o sanduba, àqueles que moram lá e aos que irão, uma dica, apreciem sem moderação, afinal, não é no mínimo curioso que Óbidos é nome de sanduíche em Macapá…
Por Márcio Rubens
Seja o primeiro a comentar!