NA PRÉ CONFERENCIA MUNICIPAL A AUTORIADE É O POVO
NA PRÉ CONFERENCIA MUNICIPAL A AUTORIADE É O POVO. Veja...
No dia 26 de março de 2018 pudemos contemplar uma Pré Conferência Municipal de Educação no município de Óbidos, fato este ocorrido na escola D. Floriano Loewenal, a partir das 8h da manhã, e contou ainda, com a presença de membros da comunidade das escolas São Francisco, Frei Edmundo, Raimundo Chaves, Raimundo Cardoso e Guilherme Lopes de Barros.
Esta Pré Conferência obteve, a nosso ver, uma características marcante que foi o fato de ter sido um evento em que as maiores autoridades presentes eram as categorias da comunidade escolar que ali se encontravam: estavam presentes os diretores, professores, técnicos em educação, apoio escolar, pais e alunos.
Mantendo esta característica o evento teve como referencial o ponto e o contraponto acerca da ideia de que devido a tantos casos de corrupção no País envolvendo recursos públicos e principalmente a classe política, o povo já está desacreditando dessas pessoas e do sistema político como um todo, por outro lado, o aluno Davi da Escola São Francisco nos fez lembrar que mesmo no contexto atual em que a situação esteja tão complicada, não podemos perder a esperança de que pode e deve melhorar.
Assim, a comunidade escolar presente, a dita Autoridade do evento debateu e elucidou suas proposições que poderão vir a ser inseridas como estratégias no PME (Plano Municipal de Educação) que ainda será realizado. Veja abaixo algumas propostas aprovadas hoje:
- Articular a implementação de educação profissional na zona rural;
- Articular a implementação de cursos de Engenharia (civil, pesca, elétrica e florestal); de licenciatura em Ciências Exatas; de Direito, Sociologia, Geologia, Antropologia, Paleontologia, Arqueologia, Turismo, Administração pelas Universidades Federais em Óbidos;
- Construção de Escolas onde houver demanda;
- Formação continuada para Assistentes Educacionais;
- Criação do Centro de Educação de Jovens e Adultos;
- Transporte escolar para todos os alunos com necessidades especiais;
- Dentre outras propostas. Mas, nos chamou atenção uma proposição de interesse dos profissionais de educação que é “após a aprovação do PME que seja discutido e aprovado o novo PCCR (Plano de Cargos Carreira e Remuneração) que está adormecido e engavetado há vários anos.
Por Márcio Rubens
Seja o primeiro a comentar!