JOGUE SEU LIXO NO LIXO
O Projeto “Jogue seu Lixo no Lixo” proposto pelo Professor Márcio Rubens aos alunos das turmas 304 tarde e 301 noite do Maurício Hamoy e 302 e 303 noite São José, através da disciplina Sociologia em que atua nas referidas Escolas, tem como objetivos:
Levar o alunado a se perceber em um contexto social de inter-relação com o meio ambiente e que nossas práticas, mesmo que pequenas, podem parecer imensas diante de um gigantesco descaso com o lixo e com a preservação ambiental que as sociedades em geral evidenciam.
Levar a coletividade tanto escolar quanto social a se perceber como ator ou atriz de um teatro, o da vida, constante e o que está em questão é o ambiente em que brincamos, moramos, nos relacionamos e como nós interagimos uns com os outros e com o meio. De forma bem objetiva temos que refletir sobre quem é obrigado a recolher nosso lixo? Primeiramente nós, depois o poder público, pois não tem como o poder público colocar um funcionário da limpeza pública atrás de cada cidadão, se cada um fizer sua parte teremos menos lixo pelas vias e espaços públicos.
Assim, a confecção de jogos de lixeiras feitas a partir da reciclagem de pneus usados, com o objetivo de fazer a coleta seletiva dos materiais, nos pareceu uma forma de termos atuação prática em meio a um problema que é real, que é palpável e visível à sociedade, mas que, no geral poucos se empenham em fazer o mínimo que é “jogar o seu lixo no lixo”.
Vejam que além de propormos a ideia de cada um cuidar de seu lixo com a frase já bastante conhecida, “jogue o seu lixo no lixo” a presença das lixeiras leva a um “toque” à consciência, pois o projeto visa ainda garantir a possibilidade de podermos escolher em qual lixeira jogar o lixo o que é proposto com as lixeiras de coleta seletiva.
Seja o primeiro a comentar!