ÍNDIOS TIRIYÓS: OS POVOS ESQUECIDOS POR ÓBIDOS

ÍNDIOS TIRIYÓS: OS POVOS ESQUECIDOS POR ÓBIDOS: Infelizmente, tem sido comum essa tendência em nosso município, nossos mais importantes elementos históricos tem sido relegados ao abandono e o resultado disso é podermos vivenciar aspectos de outras culturas sendo evidenciadas como se fossem nossos, o que não são e por outro lado, os nossos aspectos culturais originais vão sendo esquecidos.

Recorda-mo-nos que há alguns anos atrás era comum vermos no município de Óbidos um sem número de indígenas que ficavam alojados na antiga Paróquia e atualmente conhecida como Diocese de Óbidos. Era comum irmos até a antiga Secretaria da Paróquia, sito à Tv. Acioli Lins, próximo à Escola São Francisco e ali encontrarmos os mais diversos produtos do artesanato indígena como colares, cocares, pulseiras, cintas, feitas de miçangas coloridas e sementes de morototó e tento (nomes popularmente conhecidos), bem como arcos, flechas e outros tantos objetos.
Memórias de um artesanato esquecido à parte e retornando a presença indígena em Óbidos, é estranho escrever sobre algo que em algum momento era comum determinada situação e que de repente o tempo e o descaso levam para o esquecimento.
Infelizmente, tem sido comum essa tendência em nosso município, nossos mais importantes elementos históricos tem sido relegados ao abandono e o resultado disso é podermos vivenciar aspectos de outras culturas sendo evidenciadas como se fossem nossos, o que não são e por outro lado, os nossos aspectos culturais originais vão sendo esquecidos.
É comum por exemplo vermos nas comemorações do dia do Índio as apresentações de atrações que fazem referência às tribos indígenas dos municípios de Juruti e Parintins, por exemplo, porém onde fica a pesquisa e a exposição de referenciais indígenas dos povos que existem ainda em Óbidos? Será que esta valorização da cultura indígena de municípios outros deve prevalecer sobre nossa própria origem histórica? Afinal, o município surgiu a partir dos descimentos de tribos indígenas no entorno da atual área citadina para o entorno do Forte Pauxis.
Neste caso, para aqueles que não conhecem e que pouca relevância atribuem aos povos indígenas de Óbidos podemos dar o endereço dos mesmos, para que aquela cultura que tem haver com a nossa e que é de origem mais remota possa ser trazida á luz do conhecimento de todos. Os índios daqui residem na Missão Tiriyós município de Óbidos próximo ao Suriname. Fotos.
 E para que não mais esqueçamos. Não precisamos importar cultura indígena para Óbidos, temos nossa própria cultura, a das tribos que aqui residem.
Texto publicado em um Blog Chamado amamos Óbidos em 30.04.2014.

| Website

Historiador, Blogueiro e Criador de Conteúdo Digital...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

Seja o primeiro a comentar!