GREVE GERAL PARALISA O BRASIL
Neste artigo o autor faz um breve comparativo entre a greve de 1917 e a de 2017 levando em consideração que esta já esta acontecendo e já paralisa metrô, rodovias, trens, ônibus, escolas e instituições públicas por todo o País...
28 de abril de 2017, um dia que vai ficar na história do movimento social do Brasil, cem anos após a greve de 1917 em que os trabalhadores da indústria fizeram a primeira grande greve do país, os motivos naquele momento eram a luta por direitos como o do salário digno, férias, jornada de trabalho de 8 horas diárias, antes poderiam chegar até a 16 horas, proibição de trabalho infantil.
Mas a diferença entre aquele movimento e a Greve Geral de hoje é que as relações de trabalho e o conjunto de direitos conquistados ao longo de décadas atualmente foi e está sendo colocada abaixo devido a reformas como a Reforma do Ensino Médio, que a nosso ver direciona o jovem ao pretenso aprendizado de uma profissão, mas onde as escolas não possuem estruturas para a implementação dessa política e o pior gera uma enorme massa de mão de obra estacionada no ensino médio, mantendo-os distantes das Universidades, deixando essa modalidade de educação direcionada apenas às elites.
Outro ponto é a Reforma Trabalhista, que já se define com a pretensão de liberar a terceirização que pode reduzir salários e eliminar a estabilidade no emprego, que pode dividir o pagamento do 13º salário, fatiamento das férias, flexibilização de negociação de horar extras, podendo o empregado não receber as devidas horas extras.
E ainda há a Reforma da Previdência que na proposta do governo aumenta o tempo de contribuição para 47 anos e o tempo de aposentadoria para 65 anos o que promete ao trabalhador contribuição, trabalho e morrer antes de aposentar dentre outros fatores que afetam diretamente a vida de cada trabalhador e tem como característica fundamental o aumento da desigualdade social em todo o país.
Portanto, comparando esta greve de hoje e a de 100 anos atrás, aquela era uma luta por direitos e envolvia um volume enorme de operários e outros segmentos, já esta é uma luta pela manutenção de direitos, para que as conquistas dos trabalhadores não sejam usurpadas por um grupo de políticos citados e investigados em delações da Lava Jato e por isso o Brasil acordou em protesto de norte a sul.
As manifestações de hoje já se evidenciam com a paralisação de Bancos, Metro, Trem, Empresas de Ônibus, Escolas Municipais e Estaduais, empresas Públicas, de Aviação, mesmo que isso possa vir a incomodar aos usuários e assim está sendo noticiado em algumas redes de TV.
A luta por direitos, que já está acontecendo em todo o Brasil, promete ser neste dia o maior movimento social do País dos últimos 100 anos, isto porque trata da vida e direitos trabalhistas de todos os brasileiros.
Por Márcio Rubens
I just want to say I am very new to blogging and site-building and seriously liked this web page. Probably I’m planning to bookmark your blog . You definitely have great writings. Appreciate it for revealing your blog.
Lamentablemente, el pueblo es muy responsable de los gobernantes que tenemos, en el caso pésimos …
LAMENTO LO DE CARBURANDO, PERO ESTE PAIS ES ASI, CUANDO A ALGUIEN DEL GOBIERNO NO LE GUSTA TRATAN DE MATARTE, TENES QUE ESCUCHAR O MIRAR LO QUE DICE EL GOBIERNO, Y CUANTA GENTE SE QUEDA SIN TRABAJO? A ELLOS NO LE INTERESA, EL MISMO EJEMPLO DE VENEZUELA, TENES QUE AHCER LO QUE DECIA CHAVEZ QUE GRACIAS A DIOS SE MURIO, ESPERO VOLVER A ESCUCHAR CARBURANDO,PORQUE ESCUCHAR A LOS PERIODISTAS, QUE ESTAN AHORA, ES LO MISMO QUE ESCUCHAR A MARCELO ARAUJO, TE DORMIS, ASI QUE VUELVAN CARBURANDO