FEDERAIS E O BRASIL CONTRA O CORTE
FEDERAIS E O BRASIL CONTRA O CORTE, em Óbidos Pará, o IFPA e a UFOPA organizam manifestação de luta contra o corte de 30% no orçamento. Afinal, as Federais são a única chance dos trabalhadores terem vida melhor. A educação é a solução.
FEDERAIS E O BRASIL CONTRA O CORTE. Após o Ministro da Educação anunciar o corte de 30% dos recursos para Universidades e Institutos Federais, pais, alunos, professores, funcionários diversos e corpo administrativo começaram a fazer manifestações dentro e fora das instituições.
Essas manifestações ganharam as redes sociais e o debate está evidenciando proporção imensurável, uma vez que há quem se posicione a favor e contra a medida do governo.
O interessante é que muitos daqueles que votaram no candidato Bolsonaro, vêem agora, as frustrações de poder acontecer o fechamento ou sucateamento maior das Universidades e Institutos.
Essa é uma vertente de defesa que parte daquelas pessoas que estudam ou possuem filhos, parentes e amigos mesmo os que votaram e com maior intensidade aqueles que não votaram.
Por outro lado, há os que defendem porque sempre defenderam e/ou acreditam no potencial dos cursos profissionalizantes ou superiores.
Mas há aqueles que defendem o bloqueio, estudantes ou não, isto porque são a favor do governo ou porque acreditam nas justificativas para o referido corte.
As alegações são as mais diversas, como: são local de execução de balbúrdia, farra, uso de drogas, etc.
Há também, argumentos de que os reitores e diretores das instituições não estariam conseguindo comprovar o uso dos recursos.
Independente da justificativa para o corte, a reação está muito forte e há agenda de Greve Geral no País para o próximo dia 15/05/2019.
Entendemos que neste momento é essencial que a massa de trabalhadores tenha consciência que a elite defende o sucateamento das Universidades e Institutos Federais porque tem com que pagar um curso de Instituição privada.
Porém, a imensa maioria da população não dinheiro para os filhos estudarem.
A renda mal dá para as contas do mês.
Portanto, o que temos que ter certeza é que a única chance de o trabalhador ter vida melhor, com renda melhor é através das Universidades e Institutos Federais.
Se tirarem isso do povo, voltaremos para as senzalas, para a roça, viver das migalhas e isso não podemos aceitar.
Assim, este momento é essencial, a comunidade, os pais, os alunos, os amigos, os estudantes de todas as categorias devem se unir para barrar o corte e garantir o funcionamento das Universidades e Institutos Federais…
Este dia 14 em Óbidos é essencial, e no dia 15 de maio o Brasil deve parar.
Por isso o IFPA e a UFOPA de Óbidos se mobilizam já neste dia 14/05/2019 no Sesqui às 18 horas, participe. FEDERAIS E O BRASIL CONTRA O CORTE.
Por Márcio Rubens
Seja o primeiro a comentar!