DUQUE DE CAXIAS DÁ BANHO DE IDEB NA PREFEITURA
No início do ano de 2018 a Prefeitura Municipal de Óbidos quis fechar a Escola Duque de Caxias, mas, seu IDEB superou todas as expectativas. Veja...
Duque de Caxias. E de repente como Marx definiu, “tudo que é sólido desmancha no ar”.
Diante dessa máxima, como sustentar uma ideia que contradiz fatos?
Esse aspecto se torna presente e real ao nos depararmos com os acontecimentos que envolvem a Escola Duque de Caxias.
Afinal, nos idos do mês de janeiro houve empenho ferrenho da prefeitura municipal de Óbidos no intuito de fechar aquela Escola.
Dentre os diversos motivos para a decisão foi o diminuído espaço físico para a prática de esportes.
Naquele momento muitas pessoas se manifestaram contrários à pretensão governamental.
Os argumentos contrários ao fechamento se basearam no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica:
Aliás, eram bem expressivos sendo: 2011: 5,3; 2013: 5,6 e 2015: 5,8. Fonte: www.inep.gov.br.
E para desmanchar de vez com o projeto mirabolante de fechar o educandário, o IDEB de 2017 mostra que alunos e funcionários superaram as expectativas e bateram a marca de 6.4.
Pasmem. O maior IDEB do município no período.
Sinceramente é um índice de tirar o fôlego quando nos deparamos que o IDEB do município ficou apenas em 4.8.
Claro que outras escolas municipais tiveram ótimo rendimento, como por exemplo O José Veríssimo com 6.2, o que também é ótimo.
Porém, nos chama atenção o fato que em meio a toda a discussão sobre o fechamento do Duque de Caxias, houve a projeção de fechamento em 2019.
E mais, já que a Diretora se posicionou contraria ao fechamento do educandário, ela foi substituída, evidenciando claramente o referencial de democracia, as avessas.
Fora o fato de mostrar o quanto os gestores escolares possuem autonomia para gerir as instituições cujas são responsáveis ao assumirem a pasta, sqn.
Enquanto isso, a promessa de eleição para a escolha de gestores fica no esquecimento, afinal, o que importa mesmo é ouvir, “sim senhor”.
Por isso, esperamos que mais pessoas defendam o Educandário e se ainda estiver nos planos do governo em fechá-lo, que possamos dizer “Somos Todos Duque de Caxias”.
E se essa ideia de fechar a melhor escola do município ainda estiver sólida na mente do Prefeito. Que possamos fazê-lo lembrar desse IDEB, porque “tudo que é sólido desmancha no ar”.
Por Márcio Rubens
Seja o primeiro a comentar!