CARIMBATUQUE APRESENTA CARIMBÓ NA FESTIVIDADE DE SANT’ANA 2017
Neste artigo o autor traz para o diálogo o tema da música paraense, neste caso o carimbó, em uma terra paraense em que o forte é a música amazonense...
Foi gratificante ver o Grupo Carimbatuque fazer apresentação em pleno palco na Praça de Sant’Ana em Óbidos, neste dia 24 de julho de 2017, ora sabemos que os ritmos paraenses são pouco divulgados em nossa terra fivela.
Não é de hoje, que vemos que o estilo musical de Óbidos sofre uma enorme influência do Estado do Amazonas, principalmente através do forró manauara, talvez pelo acesso, talvez pela enorme colônia de obidenses que vivem naquela terra em busca de oportunidades o que permite as idas e vindas onde os viajantes trazem consigo o estilo característico de lá deixando de lado o gingado e remelexo dos estilos característicos do Pará.
Mas com a apresentação do Grupo CarImbatuque, percebemos uma retomada e divulgação do estilo carimbó, paraense, que fez com que os obidenses ali presentes pudesses sentir o calor e desenvoltura do ritmo que já foi bastante difundido por Mestre Verequete e Pinduca, ao mesmo tempo em que muitos ensaiaram os primeiros passos da dança do Pará. Chegaram até mesmo a fazer homenagem a Eduardo dias pela gravação da música Boi ao Contrário, claro que muitos já ouviram falar que a letra dessa música é atribuída ao falecido Florí da Prainha.
No mais, é bom ouvir e dançar carimbó em Óbidos mais uma vez, e que esse e outros estilos do Pará sejam cada dia mais comuns em nossos ouvidos, nos salões, rádios e espaços públicos do município para que enfim, Óbidos seja mais paraense que amazonense no quesito musical.
Por Márcio Rubens
Seja o primeiro a comentar!