BNCC ENTRE O IDEAL E O REAL
Discutir a nova base nacional curricular sobre a escola hoje, nos remete à uma grande diversidade de elementos, dispersos ou específicos que acontecem dentro e fora da escola.
Acontece agora nas dependências da antiga Escola São José, no município de Óbidos, Estado do Pará, os estudos, diálogos e debates sobre o BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Discutir a nova base nacional curricular sobre a escola hoje, nos remete à uma grande diversidade de elementos, dispersos ou específicos que acontecem dentro e fora da escola.
Há aspectos psicológicos, descanso cerebral, emoções, empatia, intolerância, violência, síndrome de burnout (distúrbio psíquico depressivo, com base em esgotamento físico e mental ou esgotamento profissional), há a saúde mental, competitividade dentro e fora de sala de aula dentre inúmeros outros.
Preocupações, competências, textos, projeto maravilhoso que vem do governo federal, diga-se, que foi construído durante vários anos, sob diversos olhares, que nos remete a um olhar consciente, decente e de valorização da educação e do educando.
Porém, a BNCC causa um choque emocional e psicológico para todos aqueles que têm acompanhado as ações e falas do governo federal atual em que, por exemplo, libera agrotóxicos, favorece a violência, estimula o racismo, o preconceito, corta recursos da educação, prega uma reforma da previdência que propõe o aumento em 10 anos no tempo de serviço e contribuição dos professores, matando-os lentamente.
Entendemos que o município de Óbidos, através da SEMED, está de parabéns pela execução da ação, proposição, debate sobre o assunto. Que estão de parabéns todos os idealizadores do BNCC.
Porém, entendemos que há um confronto entre BNCC e governo federal o que acarreta um abismo gigantesco entre o que o governo fala, faz e defende e o projeto BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Por Márcio Rubens
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