BLOCO “PAI DA PINGA”

                           HISTÓRICO DO BLOCO

Em uma madrugada após o término da festa do Festival do Acari na Vila Flexal, no ano 2000, quatro amigos, Erineu, Artur, Renilson (mijada) e Jorge Basília (o eterno cinegrafista de Óbidos) logo após terminarem seus trabalhos junto a banda musical a qual tocavam, resolveram brincar naquele momento. Surgiu então, a idéia de fazerem um Boi Bumba, e com criatividade inventaram um boizinho de galhos de árvores e cipó, onde o “tripa” era o Jorge Basília. Saíram pelas ruas do vilarejo a tocar seus tambores arrastando a população que ali se encontrava naquele momento. Já no ritmo de carnaval decidiram colocar um nome, nascia então o Bloco “PAI DA PINGA”.
A ideia foi um sucesso, e já que os amigos trabalhavam nas bandas que tocavam no Carnapauxis e Jorge Basília os acompanhava, porque trabalhava no mesmo horário, registrando com suas filmagens o carnaval, resolveram novamente inventar. A idéia agora era construir um boi e sair às segundas-feiras do bar do Cachorrão, arrastando os foliões.
Novamente deu certo, e a partir desta data o bloco foi cada vez mais tomando dimensões de um verdadeiro bloco de rua, com as marchas carnavalescas tradicionais e a irreverências das pessoas que nele os acompanham.
Com apoio dos comerciantes locais, começou a distribuição da tradicional “Caldeirada” para seus brincantes, estes participando o dia todo até a saída do bloco.
Em 2008 o Bloco Lançou sua primeira Música, “Brincando no Pai da Pinga” composição de Milton Moda e Artur Júnior, participação especial de André o “Bebê Chorão” do Bloco.
Em 2009 o Bloco foi sucesso de mídia e público brincantes nas segundas-feiras, e lança sua música segunda música “Não pára! não pára! não pára! “Composição de Artur Júnior e participação especial de Cláudio Leite e André. O Bloco saldou no porto de Óbidos a chegada dos visitantes para o Carnapauxis e participou de aniversários e eventos culturais.
Em 2010 a inovação ficou por conta da marujada, que se caracterizou com suas roupas e colkas, num ritmo eletrizante da metaleira da Banda Mistura Show, comandada pelo maestro do Bloco Rosildo do Sax, e lançou sua terceira música “Zoeira do Pai da Pinga” Composição Artur Junior, participação Bebe chorão e Cláudio Leite.
Em 2011, bateu recorde de saídas nas segundas-feiras desde sua fundação, foram 13 apresentações, sendo a ultima no dia 28/02/2011, apresentou também sua quarta música “Pai da Pinga pura Brincadeira” composição Artur Junior, participação Nilda Furacão e Cláudio Leite.
Em 2012 a novidade é a conscientização do aprendizado das crianças, onde lançamos a música “Pai da Pinga e as Vogais, (Pai da Pinga ensinando as crianças: a – e – i – o – u), também apresentamos com o Boizinho feito de fibra”.
Nos anos seguintes o Bloco volta a ter seu boizinho feito de cipó, e apresenta temas relevantes para o engrandecimento de nosso Carnapauxis.
E o que era uma simples brincadeira, se tornou uma grande brincadeira e acima de tudo com responsabilidade, pois a principal intenção desse bloco é divertir seus brincantes, com as tradicionais marchas carnavalescas e apresentando seu principal componente o BOI PAI DA PINGA.

Fonte: Juceil

| Website

Historiador, Blogueiro e Criador de Conteúdo Digital...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

Seja o primeiro a comentar!