A Origem de Óbidos
Neste texto fazemos uma abordagem sobre as origens do Município e o processo de ocupação da Amazônia, o que contribuiu para a redefinição do espaço geográfico e linguagem do local...
COMO SE DEU A FUNDAÇÃO DE ÓBIDOS
E POR QUE NÃO FALAMOS ESPANHOL?
Esta é uma pergunta que traduz em muito uma série de acontecimentos que envolveram o município de Óbidos, a Amazônia, o Brasil e o mundo europeu durante o período colonial, e possui relação direta com a Fundação desta cidade.
É preciso lembrar-se do já muito citado Tratado de Tordesilhas (04 de junho de 1494) uma linha imaginária a 370 léguas da ilha de Cabo Verde, que serviria de referência para a divisão das terras entre Portugal e Espanha. As terras a oeste desta linha ficaram para a Espanha, enquanto as terras a leste eram de Portugal, tudo com respaldo do Papa Alexandre VI.
No Brasil, os pontos geográficos que demarcam a linha imaginária do tratado são as atuais cidades de Belém do Pará e Laguna em Santa Catarina.
Fica claro então que as terras que estavam à oeste pertenciam a Espanha, e assim como é claro que o domínio de um reino europeu sobre suas colônias na América definiam as diversas caracterizações como é o caso do idioma em que as colônias absorveram o referencial de suas metrópoles. O exemplo da América Inglesa evidencia esse fato, pois ali a língua Inglesa é a referência sendo colonizada pela Inglaterra; a colônia portuguesa, em que o português ocupa esse papel e claro que na América Espanhola observa-se o Espanhol como língua oficial. Certo? Claro que não.
Não no caso brasileiro e na maior parte de nosso território uma vez que o Tratado de Tordesilhas não foi respeitado e pegando o caso obidense, esse detalhe se torna bem evidente.
O atual município de Óbidos fica a 1100 km de distancia de Belém, a oeste. Isso quer dizer que o povo fivela deveria “hablar español”, mas, não é isso o que acontece. Isto porque é preciso lembrar outro momento da história do Brasil que também é marcante, a chamada União Ibérica que foi quando o rei de Portugal D. Sebastião desapareceu na Batalha de Alcácer-Quibir contra os mouros marroquinos sem deixar herdeiros para o trono, o que levou Filipe I, Rei da Espanha e neto do Rei D. Manuel I a reivindicar o trono português reunindo assim as duas coroas de 1580 a 1640.
É justamente nesse período que os territórios coloniais de Portugal e da Espanha estavam unidos sob o governo de um mesmo Rei que temos a Conquista da Amazônia em que a figura emblemática de Pedro Teixeira, um experiente navegador português que fez a viagem intencional de chegar a Quito, no atual Equador, a fim de desvendar os segredos do território, encontrar o sonhado Eldorado e alcançar as tão almejadas riquezas dos Incas, já que o metalismo era a referência econômica da época.
Em meio a essa viagem de subida do rio Amazonas, Pedro Teixeira foi demarcando diversos pontos estratégicos e acidentes geográficos que culminaram na edificação de muitos Fortes como é o caso do Forte Pauxis, que deu origem à cidade de Óbidos.
Cidade imponente e bela que ainda mantém, nos dias de hoje, muitos referenciais arquitetônicos dos diversos períodos da história do Brasil.
Adentre em nossas terras e conheça cada uma dos pontos turísticos que tem feito deste município a alcunha de “a mais lusitana das cidades da Amazônia”. Temos certeza que andar por nossas ruas estreitas e desvendar os seus segredos, vos remetem a uma viagem repleta de imaginação e ao encontro com um povo muito, mas muito acolhedor.
Seja um Pedro Teixeira, na atualidade, que conheceu e mostrou esta terra para o mundo.
Bem Vindo à Óbidos-Pará, do Brasil.
Thanks for visiting our blog and for your comment …
I just want to say I am just very new to blogging and site-building and truly loved this web-site. Very likely I’m planning to bookmark your site . You surely come with awesome posts. Thank you for revealing your website page.