A IMPRENSA NACIONAL E O DEBATE MIDIÁTICO LOCAL
A IMPRENSA NACIONAL E O DEBATE MIDIÁTICO LOCAL. Veja...
Hoje, o primeiro dia de junho é também o Dia da Imprensa Nacional. Imprensa essa que a nosso ver se configura como algo tão presente que até chegamos à presunção de achar que não há nada mais essencial, necessário e ao mesmo tempo com poder tão transformador quanto esse segmento na atualidade.
Essencial e necessário pelo fato de que cumpre um papel social imensurável para a difusão de ideias, projetos, perspectivas, ações boas e outras que não são nada louváveis, mas que, de uma forma ou de outra estão presentes na vida cotidiana da humanidade.
Por outro lado, essa mesma imprensa que trás consigo o poder de elucidar as ações que beneficiam a população e dão crédito a quem as realiza, também carrega consigo o poder de transformar a realidade uma vez que através da informação é possível modificar a forma de pensar, de agir, logo, pode-se até mesmo mudar a sociedade como um todo para algo maior ou melhor, ou simplesmente, pode apenas conduzir ao caos dela mesma. Mas também, pode vir apenas a trazer benefício ideológico à uma pequena parcela da sociedade como essa condição em que o Estado Brasileiro foi posto recentemente e ainda se mantém. Mas, até quando?
Portanto, para o bem ou para o mal a Imprensa é atualmente o fio condutor de perspectivas com alcance sem medida e de rapidez inimaginável, principalmente quando utiliza-se além da TV e do Rádio, que já possuíram seu período de apogeu e hoje mínguam gradativamente diante das redes sociais e principalmente da internet, que pode conduzir todas as formas de mídia rapidamente e muito distante.
Diante dessa abordagem e do papel extraordinário que a Imprensa desempenha, devemos nos deter minimamente a fazer reflexão sobre alguns posicionamentos de “Euforia” e sensação de “Graças a Deus” acerca do fechamento da “Sentinela TV” no município de Óbidos. Ao mesmo tempo devemos ponderar sobre a culpabilidade ou não da Imprensa enquanto instrumento que estimula e provoca o caos político, social, econômico, cultural e administrativo em que se instalou neste município nos últimos anos.
Percebemos no discurso, que não se trata de um olhar no intuito de querer o melhor para o Município, se trata apenas em externar uma sensação de alívio e festa por que o Jeso Carneiro, não estará mais tão presente no município. Ora, parece que a felicidade externada leva a crer que o Blog incomoda muito.
Por outro lado, considerar a imprensa como instrumento de caos no município é no mínimo querer fazer do município um circo, e assim sendo, ninguém deve questionar, ninguém deve falar, porém o riso frouxo desse circo deve ficar apenas nas correrias por algumas estradas da vida principalmente em tempos de eleição. Claro que o bônus vem com enormes gargalhadas após os processos licitatórios em que a pseudo legalidade camufla a continuidade de serviços.
Mas, calma aí a Imprensa incomoda a quem ou a que? Pois desde que existe em todas as suas formas, ela possibilita a difusão da notícia que agrada alguns e que normalmente desagrada outros. O ato de felicidade porque a Empresa fecha as portas só evidencia uma enorme falta de amor à Óbidos e aos trabalhadores que dali retiravam o ganha pão. Fora o fato de que o pensamento referente a ideia de que se não houver a Sentinela TV não haverá notícia que desagrada, mas também informa, é um pensamento no mínimo sem sustentação por dois motivos. 1. A marca Blog do Jeso continua firme e forte; 2. Um Blog, como é mídia digital, não precisa estar materializado em grande construção como espaço físico.
É preciso deixar a Imprensa fazer seu papel, ela existe para informar e aqueles que se sentem de alguma forma lesados, podem recorrer às diversas formas de fazer valer a retratação sobre algo publicado. O que não dá é querer que a Imprensa se cale diante de situações que merecem no mínimo O Debate, quiçá a Indignação.
Portanto, àqueles que acreditam que informação é desnecessária, que a proposição do Debate ou a Indignação não deve ocorrer, para proteger A ou B, lamento, discordamos completamente. Inclusive, poderemos a vir até mesmo a fazer um Curso de Criação e Manutenção de Blog’s para permitir com que novas alternativas de leitura possam surgir e estejam a disposição dos leitores.
Por Márcio Rubens
Super louvável sua publicação meu amigo!
Porque esse dia é um direito fundamental e lembra que a liberdade de imprensa exige o engajamento diário de todos. Dia da Liberdade de imprensa deve ser defendido com determinação. Que bom que há este dia. Assim, pelo menos uma vez ao ano, celebra-se solenemente esse direito humano.