BLOCO MIRIM E O CARNAPAUXIS 2017
O Carnapauxis oficial 2017 começou ontem aos 23 de fevereiro no município de Óbidos. Este Carnaval que é Patrimônio Cultural e Artístico do Estado do Pará, Lei de Nº 7.225 de 24 de novembro de 2008, sancionada pela então Governadora Ana Júlia Carepa, inclusive que presenciou a grandiosidade do evento.
Ontem pudemos perceber o Cuidado do Povo obidense, através do Bloco Mirim, para com o futuro do município pelo viés Histórico e também pelo viés social, uma vez que trouxe consigo Crianças, no abre alas, com a homenagem a todos os Blocos do Carnapauxis, em que lembramos: o Bloco Mirim, Bloco Serra da Escama, Bloco Vai ou Raxa, Bloco Águia Negra, Bloco Xupa Osso, Bloco do Morro, Bloco das Virgens e Bloco Pai da Pinga.
É muito importante frisar que cada Bloco traz consigo uma especificidade e que tem relevância o fato de que cada um deles tem sua própria História e que não surgiram com referência à um Bairro, surgiram como força de um grupo de pessoas que tem tradição na História Social do município e diga-se de passagem são centenas de pessoas, claro que umas destacam-se mais, outras menos, mas aí está a força do Carnaval, pois o surgimento dos Blocos nos revelam a força que vem do povo. Não dá para cogitar uma única pessoa como responsável pelo surgimento Carnapauxis é até presunção se em algum momento alguém faz esse tipo de comentário.
Quem não conhece nomes de pessoas que influenciaram o Carnaval em Óbidos, leia os diversos artigos neste mesmo Blog em que constam o histórico de cada Bloco Oficial, Pai da Pinga (que tem vida própria, independente e consagrada, diga-se de passagem), e os antigos blocos alternativos que colaboraram e colaboram ainda para a grandiosidade do evento e que portanto, todos merecem crédito e inclusive e principalmente o Povo, o Folião esse que é o brincante, que se diverte, que sobe as ladeiras, que desce, que faz o colorido, que agita, que joga maisena, que se enfeita, que dança.
Portanto, ao trazer à lembrança de que são 7 Blocos Oficiais e mais o Pai da Pinga, o Bloco Mirim nos faz a afirmação da característica individual de cada Bloco e que portanto independente de qualquer coisa deveríamos ter 7 dias de Carnapauxis oficial.
Por outro lado, o Mirim e sua majestade, a criança, que tem seu dia específico, nos mostra a importância de investir na memória, na História, na Cultura Popular como um viés que terá reflexos no futuro, na juventude, na valorização do que é nosso, pois fazer a festa da criança é reforçar os aspectos do Carnapauxis, do Mascarado Fobó e de sua indumentária e de todos aqueles que brincam para se divertir com responsabilidade, com criatividade e com vontade de fazer e participar da festa, da festa do Mascarado Fobó.
Por Márcio Rubens
I simply want to tell you that I am newbie to blogs and really loved this blog site. Almost certainly I’m planning to bookmark your website . You surely come with superb posts. Thanks a lot for sharing with us your web site.