CENTRO HISTÓRICO DE ÓBIDOS, UMA AULA DE HISTÓRIA EM CADA ESQUINA

Neste artigo, o autor revela que ao fazer uma caminhada pela Cidade Velha de Óbidos no Estado do Pará é possível perceber que os conjuntos de prédios históricos dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX tem muito a revelar sobre a cultura, memória e história do povo fivela, aproveite, conheça, faça como os alunos da Escola Municipal São Francisco, tenha uma aula de história a céu aberto...

CENTRO HISTÓRICO DE ÓBIDOS, UMA AULA DE HISTÓRIA EM CADA ESQUINA

No último dia 09 de junho de 2017, estivemos com alunos das turmas 901, 902 e 903 da Escola São Francisco em uma aula prática da disciplina História de Óbidos, que teve como objetivo percorrer alguns imóveis do centro Histórico deste município para que os alunos possam observar “in loco” características singulares dos prédios que mantém relação com a administração pública nos poderes Executivo e Legislativo com ênfase no Executivo e outros imóveis que foram construídos no início do século XX com destaque à Casa de Cultura (antigo Quartel onde foi instalado o 4º Batalhão de Artilharia de Posição), atual Prédio onde funciona a Semdes (onde funcionou a primeira Câmara Municipal), a atual Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Casa da Família Hamoy e por fim o antigo Mercado Municipal e ainda este mês estaremos visitando o local denominado Defesa Gurjão (conjunto de 4 canhões Armstrong instalados no início do século XX para garantir a defesa e proteção da Amazônia) que fica situada no Alto da Serra da Escama próxima à cidade.

Além de observar e fotografar os imóveis há também pesquisas sobre a relação de intendentes e prefeitos deste município que servirão de base para que os alunos possam criar desenhos estilizados e caricaturas dos prefeitos.

Além dos alunos estiveram acompanhando a atividade os Professores: Márcio Rubens (História de Óbidos, responsável pelo projeto), ANTONIO Carlos, Ilca Suelem Belo, Ana Milber,  Edilberto (pai), as Técnicas em Educação Déa Gleise e Élide Mariany Ferreira, o Técnico da Casa de Cultura Junisson Amaral e contamos também com o emprenho e apoio de diversos funcionários e a Diretoria da Escola São Francisco (Juenilson Borges e Jociane Rocha e Maria das Graças Bentes) e do Secretário de Cultura Luis Carlos.

Por Márcio Rubens

| Website

Historiador, Blogueiro e Social Media...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Obrigado por seu comentário

1 Comentário

  1. my response disse:

    I just want to tell you that I am just new to blogging and actually liked your blog site. Almost certainly I’m going to bookmark your blog . You definitely have good stories. With thanks for revealing your blog.